Extraordinário – R.J. Palacio | H!VFS Indica 04

Extraordinario hvfsi04Hey! Tem um tempinho que não indico nada para vocês, vou fixar as indicações a cada quinze dias, assim acabo me programando para trazer o que há de melhor sempre!

A indicação de hoje é um livro, simplesmente esplendido que me fez questionar todos os atos bons e ruins da minha vida, O livro da R. J. Palacio me conquistou já pela capa, o azul céu e o rosto com apenas um olho e “Extraordinário” no lugar da sobrancelha já chama bastante atenção, na parte de trás o trecho: “Não julgue um (livro) menino pela (capa) cara”, termina de te prender.

Extraordinário traz a história de Auggie, ou August como preferir, um menino meigo com um uma síndrome genética rara que deformou o seu rosto, mesmo passando por diversas cirurgias seu rosto ainda é diferente do comum, a história é narrada em 8 partes, sendo três delas narradas pelo August. A criança do começo do livro é totalmente diferente da do final. Não, não conta a vida dele toda, apenas um ano, mas o quanto amadurecemos em um ano? O que pode mudar em um ano? O quão difícil é passar pelo ensino fundamental? Acrescente a isso a vida de August, acrescente ainda ao fato de que é o primeiro ano dele em uma escola, sim, ele sempre estudou em casa.

Contada de vários pontos de vista, a história te faz refletir desde a crueldade humana intencional a momentos de baderna infantil, na época onde se diz algo tosco e grosseiro a alguém simplesmente para impressionar um amigo, também sobre o quanto um simples olhar pode ser ofensivo. É interessantíssimo ver as relações de August com os colegas, os dramas da fase misturados a crueldade destinada ao menino, coisa que sempre acaba quando o conhecem de fato.

Tem diversos momentos tocantes, principalmente a parte da narrativa em que sua irmã mais velha Olivia, a Via, conta a história desde o nascimento do irmão, sobre como ela acabou não tendo tanta atenção dos pais após o nascimento de August, mas que ainda assim entende as necessidades do irmão e o ama, Via o defende com os próprios punhos se preciso, e acho que isso é algo que a gente realmente faz pela família e por quem amamos.

Apesar de fazer um pouco de falta para mim, os pais de August não narram em momento algum, mas são retratados aos olhos dos outro, a história contada do ponto de vista de varias crianças da vida do menino e trazem um toque especial ao livro, não é aquela leitura pesada como alguns livros do tema, terminei inclusive com uma lagrima no rosto, pois a história é linda e vale a pena.

Infelizmente demorei à terminar de ler por falta de tempo, porém é o tipo de história que se devora em dois a três dias se possível. Quem é apaixonado por literatura assim como eu deve ler mais essa história, que serve como lição de vida; E não esqueça:

Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escola ser gentil.

Dr. Wayne W. Dyer

Até a próxima!

Por Bruno Maciel

Anúncios

Um comentário sobre “Extraordinário – R.J. Palacio | H!VFS Indica 04

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s