Beira-Mar | Crítica

beira mar capa

Nota: 3 de 5 estrelas

Beira-Mar nos apresenta a Martin e Tomaz, dois amigos gaúchos que viajam para o litoral para resolver problemas familiares após um falecimento.

O longa possui um desenvolvimento lento e retrata de forma paciente a descoberta da relação entre os amigos e o desejo. Se você espera uma viagem animada, cheia de festas e diálogos interessantes desconstrua esse pensamento, não que tais momentos não existam, mas Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, diretores do longa, deram preferência a momentos de silêncio, conversas simples, dando complexidade aos personagens.

O filme tem o minimo de diálogos possíveis, e eles são colocados em momentos exatos, apenas o necessário para dar nuances aos personagens, o que pode deixar o telespectador perdido se não ler a sinopse antes de assistí-lo.

Sexo no filme é abordado de forma simples e bastante respeitosa, inclusive quando em tom de brincadeira vemos Tomas e Martin jogando vídeo game, mas a cena é mostrada de forma que aparenta uma masturbação, brincando assim com a malicia de quem assiste. O mesmo tom leve é usado quando a revelação da sexualidade de um deles acontece, dando uma aliviada e quebrada em esteriótipos de preconceito quanto a “saída do armário”. O que também leva ao clímax do filme.

Quanto a fotografia do longa,ela nos traz tons de cinza, dias nublados e chama a atenção por fugir dos padrões, o que suscita também um tom novo a longas desta temática adolescente sobre sexualidade, não se trata da história em si, mas do cotidiano, do dia a dia dos personagens, a história começa sem explicações e termina de forma complexa, deixando a curiosidade gritando em saber o que acontece dali para a frente.

Beira-Mar, depois de compreendido, mostra-se um filme digno de ser assistido.

Por Bruno Maciel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s