Alguns Livros que você precisa ler: Parte 2 – Nacionais

Estou de volta com a segunda parte dessa invasão a parte literária do blog, dessa vez com a indicações de alguns livros essenciais da literatura nacional.

Capitães de Areia

jorge amadoEste é um clássico da literatura brasileira, escrito por Jorge Amado, esse livro inclusive me veio na cabeça assim que eu li um dos textos da Bella onde ela fala sobre a forma errônea a qual somos apresentados a literatura nacional na escola.

Passando-se nas prais e ruas de Salvador, Capitães da Areia trata da vida de crianças sem famílias que cresceram na rua e precisam se virar do modo que podem. Bastante conhecido, o grupo Capitães da Areia nos é apresentado como menores marginalizados que aterrorizam as ruas da cidade. Recheados de relatos, a critica social de Jorge Amado conta uma história linear e muito bem escrita ao longo de suas três partes que focam cada uma em um momento do grupo.

Antologia Poética de Vinícius de Moraes

(Ou qualquer outro escritor)antologia-poetica-1323481624924_956x500

Todos temos um escritor ou poeta do qual podemos tirar ótimas leituras de contos e poemas. A minha preferida é a de Vinícius de Morais.

Olhais os Lírios do Campo134_Livro_olhai_os_lirios_do_campo

Esse livro eu ganhei no colégio e simplesmente me apaixonei. Foi uma leitura longa, o livro possui muito conteúdo e a história de Érico Veríssimo é ótima.

O romance, escrito em 1938, retrata a história de Eugênio um médico que passou por muita dificuldade até se formar e casar-se por interesse com Eunice enquanto na verdade era apaixonado por Olívia. Eugênio esta em uma viagem de carro até uma cidade onde Olivia esta morrendo, fato que faz com que ele relembre o passado. É assim, em flashbacks que vamos conhecendo sua história. A história segue após no tempo atual, quando Eugênio decide mudar. A história retrata um conflito social: As vezes um meio de crescer rápido na vida é possível, mas e a felicidade?

A Batalha do apocalipsea-batalha-do-apocalipse1

Saindo da literatura clássica e vindo para livros mais recentes e populares podemos citar A Batalha do Apocalipse. Confesso que acabou me cansando e não cheguei a terminar, mas o livro é escrito de uma forma que não me agrada tanto e na minha opinião cansa a leitura. O que não tira o mérito da história. Eu acabei largando, mas a Bella por exemplo adora, assim como muitos brasileiros, fazendo do livro uma grande referência no período literário atual.

A história lançada em 2007 pelo jornalista Eduardo Spohr nos apresenta a história de Ablon, um anjo renegado que vaga pelo mundo após se voltar contra o Arcanjo Miguel e a feiticeira de En-Dor: Shamira, que o ajuda na jornada histórica até o apocalipse.

E vocês? Quais livros nacionais teriam para indicar?

Anúncios

3 comentários sobre “Alguns Livros que você precisa ler: Parte 2 – Nacionais

    1. Érico é sempre uma leitura construtiva, sou louco para ler O Tempo e o Vento, mas ainda não tive a oportunidade de ler.
      Que bom que esta gostando do nosso trabalho, tem muita novidade vindo ai, espero que continue conosco. ❤

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s