Capitão América: Guerra Civil | Crítica [Sem Spoilers]

 

Eu finalmente consegui ver Capitão América: Guerra Civil nesse ultimo sábado (07), e tenho de dizer, a Marvel conseguiu trazer no terceiro filme do Capitão América um longa recheado de conflitos físicos, políticos e ideológicos. O longa prende, agrada e exagera em alguns pontos.

Isso já era esperado, ok, mas trouxeram para o longa o Clima de Vingadores, tirando o tom mais pesado característico dos filmes do Capitão Steve Rogers (Chris Evans), o que me decepcionou bastante, principalmente pelo turbilhão de alivio cômico vindo de todas as direções minuto após minuto.

Convenhamos que uma piadinha aqui ou ali é interessante e ajuda a aliviar a tensão do longa, nos diverte, mas a Marvel tem uma característica no minimo irritante de transformar personagens sérios em grandes piadistas desnecessariamente. Em um longa com a presença do Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Homem Formiga (Paul Rudd) e Homem Aranha (Tom Holland), não precisávamos ver o Capitão fazendo piadas, ou metade dos outros personagens.

Basicamente é a minha única reclamação talvez nem tanto do filme, mas da Marvel, que transforma seus filmes numa grande comédia. Agora vamos falar de coisa boa?

Guerra civil é definitivamente um marco ao MCU (Universo Cinematográfico Marvel), principalmente no quesito reunião, o longa junta personagens dos mais variados tipos em um roteiro bem trabalhado e conciso. Guerra Civil cumpre sua missão de dividir os heróis, aproximar nossa afeição a eles e principalmente nos preparar para algo muito maior, Vingadores 3 e 4.

Mais uma vez vemos os Vingadores em ação, dessa vez com o time em sua nova formação, com os novos recrutas sendo treinados, em meio a uma perseguição à um vírus biológico em Wakanda que vemos mais uma batalha se formar e um prédio explodir, acaba explodindo enquanto Wanda tenta salvar os civis na praça, nos relembrando que em todas as batalhas o grupo fora de controle afeta a população. Tudo isso da inicio ao tratado de Sokóvia.

Assinado por 120 países onde os vingadores seriam associados a ONU e usados apenas em situações das quais acreditavam que eles fossem necessários. É quando vemos o famoso Team Capitão X Team Homem de Ferro se formar. Movidos por seus sentimentos vemos um a um escolher um lado, a favor ou contra ao documento.

Outra grande tragedia acontecida gera o time a se dividir ainda mais, quando Bucky (Sebastian Stan) se torna o principal suspeito de um grande atentado a ONU, o Capitão se designa a procurar e salvar seu amigo não só das mãos do governo, mas também das mãos de um inimigo até então desconhecido, tornando-se assim um criminoso.

O filme ainda nos apresenta dois novos heróis muito esperados pelos fãs, Pantera Negra (Chadwick Boseman) e Homem Aranha. O Pantera nos é apresentado desde o começo do filme, ainda sem assumir seu manto, vemos um pouco da origem do personagem rapidamente contada e mais tarde o vemos em ação. Já o nosso há muito conhecido amigo da vizinhança é apresentado sem delongas, já conhecemos sua origem, vamos direto ao ponto, Tony visita a jovem Tia May e o seu sobrinho la no Quens, onde o aranha com um traje amador começa a aparecer pelas ruas. O herói é chamado para um estagio com Tony Stark, ganha um novo traje e um bom tempo de tela, dando a Tom a chance de nos mostrar porque conseguiu o papel e o porque o Aranha merece voltar ao cinema.

Cheio de reviravoltas e acontecimentos impressionantes, o longa aprofunda a história iniciada em Soldado Invernal e amplia o clima para os novos longas da fase 3, Infelizmente esperava algo mais denso, um clima mais pesado se formando, afinal temos um grande vilão chegando, não gostaria de ver mais histórias com grandes potenciais desperdiçadas por uma dose exagerada de humor.

Só nos resta aguardar pelos próximos longas e torcer para que a Marvel aprenda a criar no meio termo. No cinema é comédia demais, na TV o Drama parece ser o único caminho.

Capitão América: Guerra Civil ainda consegue 4 de 5 estrelas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s